Últimas Noticias
Informa a diretoria da unidade que a UPA entrou em colapso
Uma tragédia anuncia, UPA se declara em colapso
Tabatinga (AM) – Ontem, quinta-feira (23/04), foi divulgado amplamente no WhastApp um ofício, datado de 22/04/2020, da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, enviando para a Coordenação de Vigilância em Saúde de Tabatinga, Secretaria de Saúde de Tabatinga e Hospital de Guarnição de Tabatinga – HGuT, comunicando o colapso na rede assistencial da UPA 24 horas.
O ofício dizia:
"...venho através deste informar o COLAPSO para o atendimento aos pacientes normais e, assim como também, aos pacientes do suspeitos ou confirmados de COVID-19.
Estamos com a capacidade assistencial 167% em relação aos leitos disponibilizados por esta Unidade para pacientes de Covid-19.
Cumpre-me ainda informar, que a Central de Regulação/SAMU já fora informada oficialmente sobre a situação, no intuito de redefinir o fluxo de direcionamento dos pacientes."
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA sempre trabalhou com deficiência e problemas, mas agora na pandemia do coronavírus a situação ficou mais ainda insuportável.
Funcionários estão pedindo demissões com medo de serem infectados por falta de EPI´s, falta de materiais necessários e ações inadequadas na Unidade que poderiam causar a infecção pelo covid-19.
Os profissionais iriam parar por falta de pagamento de 3 meses, mas a empresa terceirizada contratou advogados e entraram com ação no MP, caso esses profissionais parem ou peçam demissão poderiam ir preso.
Profissionais da Saúde já afastados com suspeita de covid-19.
Falta de EPI´s e materiais, falta de equipamento, pois acidentados necessitam ir para Letícia, na Colômbia, para fazer uma simples tomografia aonde o exame custa uns R$ 130,00, e outras mazelas que a UPA já sofria anteriormente da pandemia.
A UPA não tem mais condições de receber pacientes no momento.
Fonte consultada / bocasenoticias.blogspot.com/