Sat, 07/06/2024 - 07:51

Saude reforça campanha de prevenção às hepatites virais

image for Saude reforça campanha de prevenção às hepatites virais
acritica.com

Para alertar sobre a campanha nacional “Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais”, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, destaca a importância dos cuidados com um conjunto de infecções que afetam o fígado, podendo levar a graves problemas de saúde.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, diz que o alerta é necessário, em especial para chamar a atenção da população para os cuidados preventivos e para a importância do diagnóstico precoce. “Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa e, por isso, é preciso estar atento aos sinais, para início de tratamento”, afirmou.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que as hepatites virais são causadas por cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E.

“Dentre elas, as hepatites tipo A podem ser adquiridas devido à falta de saneamento básico, qualidade da água, dos alimentos e higiene pessoal. Já as hepatites B e C são transmitidas pelo contato com sangue, relações sexuais desprotegidas e compartilhamento de seringas e agulhas, por exemplo. A prevenção inclui a vacinação, cuidados básicos de higiene e o uso de preservativos”, destaca a diretora da FVS-RCP.

Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da hepatite não apresenta sintomas. Quando ocorrem, os sinais incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em caso de sintomas ou contato com casos confirmados, a orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais no Amazonas da FVS-RCP, Vanieli Cappellesso, muitas pessoas infectadas pelo vírus da hepatite B desconhecem o seu diagnóstico, o que dificulta a interrupção da cadeia de transmissão.

Fonte consultada https://www.prensaescrita.com//

Fonte https://www.acritica.com/

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: