Últimas Noticias
Lula da Silva demitiu o comandante do Exército César de Arruda
Lula da Silva, demitiu o comanPara interlocutores, confiança do governo no general Júlio César de Arruda ficou abalada após a invasão das sedes dos três Poderes. Substituto será o comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.dante do Exército César de Arruda
Em meio a uma crise de confiança gerada após a invasão das sedes dos três Poderes em Brasília, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, demitiu neste sábado (21/01) o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda.
Ele estava há menos de um mês no cargo e será substituído pelo atual comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que nesta semana fez um discurso a favor de um Exército apolítico e apartidário, além de defender o respeito ao resultado das urnas.
Interlocutores afirmam que a confiança do governo em Arruda ficou abalada após os atos golpistas de 8 de janeiro. Ele havia sido escolhido como comandante do Exército pelo critério de antiguidade e assumiu o cargo no final de dezembro, antes mesmo da posse de Lula, na expectativa que o tratamento dado aos bolsonaristas acampados mudasse radicalmente – o que não ocorreu.
Em 6 de janeiro, ele foi confirmado no cargo pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Apenas dois dias depois, as sedes dos três Poderes foram atacadas por bolsonaristas extremistas, em uma tentativa de golpe.
Fuente consultada //www.dw.com