Sun, 04/09/2023 - 09:36

Testes do Real Digital avançam no Banco Central dancalvet

image for Testes do Real Digital avançam no Banco Central dancalvet
Google.com

Como parte do avanço dos testes do Real Digital, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou a realização de um workshop focado na CBDC

Como parte do avanço dos testes do Real Digital, o Banco Central do Brasil (BC) anunciou a realização de um workshop focado na CBDC. Segundo o BC, o evento pretende esclarecer as diretrizes do Real Digital e as premissas do Piloto RD, incluindo-se a apresentação dos modelos de negócio e do regulamento para participação.

O BC já havia anunciado que, assim como no LIFT Challenge, empresas privadas serão selecionadas para ajudar o BC no desenvolvimento do Real Digital. No entanto, diferente do LIFT no qual a proposta era o desenvolvimento de prova de conceito para a CBDC nacional, nesta fase o foco é testar a segurança e funcionamento do sistema.

O evento do BC será realizado no dia 10 de abril, a partir das 14h, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do regulador no YouTube.

"As diretrizes foram atualizadas para direcionar a evolução da iniciativa do Real Digital e guiar discussões com reguladores domésticos e estrangeiros, organismos internacionais, indústria e academia", explica Fabio Araujo, consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do Banco Central.

Para o desenho da infraestrutura dos testes, o BC considerou a tendência crescente de tokenização de ativos e a emissão de ativos digitais em plataformas de registro descentralizado não reguladas.

Com a condução do Piloto RD, o BC avaliará os ganhos de programabilidade permitida por uma plataforma DLT por meio de operações com ativos tokenizados. Os testes serão realizados usando o Hyperledger Besu, no entanto, não há garantia de que a plataforma será a blockchain oficial do Real Digital.

Entre os ativos selecionados para o Piloto RD, estão os depósitos tokenizados, que são representações digitais de depósitos mantidos por instituições financeiras (IFs) ou instituições de pagamento (IPs). Esses depósitos seguirão seus respectivos regimes normativos para acesso e trânsito de informações durante os testes e serão usados para liquidar operações com Título Público Federal tokenizado emitido na plataforma.

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: