Mon, 11/15/2021 - 15:02

Mais de 270 mil filhotes de tartarugas são devolvidos à natureza no AM

image for Mais de 270 mil filhotes de tartarugas são devolvidos à natureza no AM

A soltura contou com a participação de 700 ribeirinhos, moradores de 45 comunidades situadas ao longo do rio Juruá

Manaus (AM) - O monitoramento de quelônios realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari e na Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá, situadas no município de Carauari, a 788 quilômetros de Manaus, resultou na soltura de 274 mil filhotes de volta à natureza, no domingo (14). A ação visa garantir o aumento da população de quelônios na região.

A soltura contou com a participação de 700 ribeirinhos, moradores de 45 comunidades situadas ao longo do rio Juruá. Na localidade, comunitários realizam o monitoramento dos tabuleiros de quelônios há mais de 30 anos, segundo frisa o assessor técnico da Sema e gestor da RDS Uacari, Gilberto Olavo.

“Nos anos 1980 eram apenas três tabuleiros monitorados por seis monitores, e a soltura chegava a 3 mil filhotes. Eles foram percebendo que, quanto mais expadiam a atividade de conservação, maior era o número de quelônios que voltavam vivos para a natureza. Isso muda toda a cadeia de espécies agregadas, aumenta o número de peixes, aves, jacarés e outros animais. É benefício para a natureza e para eles”, informou.

Nos anos 2000, os comunitários viram os números subirem ainda mais. De três, a quantidade de tabuleiros passou para nove, com 27 monitores dividindo-se no monitoramento das praias, a fim de coibir a caça ilegal e predadória dos ovos, sobretudo, de pessoas de fora das Unidades de Conservação (UC). Como resultado, a soltura passou para a casa dos 100 mil filhotes.

Hoje, em 2021, são 18 tabuleiros monitorados, entre áreas de praia, campinas e barrancos. O trabalho começa entre os meses de julho e setembro, quando as fêmeas começam a desovar às margens do rio Juruá. Todo esse período é acompanhado por 45 monitores, que realizam a contagem das covas e dos ovos a cada ano, além da vigia dos tabuleiros.

Ao todo, 3.974 matrizes desovaram, resultando na soltura de 233 mil filhotes de tartaruga e 41 mil tracajás, aproximadamente.

Veja a Fonte consultada aqui Veja a Fonte consultada aqui ver aqui
" rel="nofollow" target="_blank"> ver aqui

Likes

  • Likes 0
  • Compartelo en: