Mon, 10/23/2023 - 07:46

Espaços culturais promovem cidadania

image for Espaços culturais promovem cidadania

Espaços culturais promovem cidadania e inclusão social no Estado

Teatro e música educam, promovem inclusão e criam fontes de trabalho e renda para comunidades em toda a Bahia

Foi nas aulas do Grupo Polo de Atores, realizadas no Cine Teatro Lauro de Freitas, que o aspirante a ator Matheo Sousa, de 13 anos, passou a integrar uma pequena revolução social despertada pela arte em sua comunidade. “O teatro é um livro, uma caixa contadora de histórias, que muda ideias e que trouxe uma mudança radical na minha vida”, garante o jovem, que há pouco mais de um ano frequenta o espaço.

O Cine Teatro Lauro de Freitas é um dos 40 centros culturais – entre museus, teatros, centros, bibliotecas, largos – mantidos pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa) no Estado. Envolvendo as comunidades nas quais estão instalados, cada um dos espaços incentiva a produção cultural e o engajamento dos moradores, que formam projetos e grupos artísticos para promover a inclusão e mudar narrativas sociais.

A especialista em segurança pública e porta-voz da Rede de Observatórios da Segurança na Bahia, Larissa Neves, explica que os espaços culturais “são vivos” e que as comunidades “produzem e criam ‘tecnologias de sobrevivência’” usando a arte e a cultura. “Elas articulam diversos atores políticos e sociais para dialogar e integrar em ações conjuntas, aliando políticas sociais e culturais para construção do espaço público”.

Fonte atarde.com.br/

Likes

  • Likes 1
  • Compartelo en: