Mon, 11/15/2021 - 02:32

Tabatinga é uma cidade brasileira no extremo oeste do estado do Amazonas

Tabatinga é uma cidade brasileira no extremo oeste do estado do Amazonas
https://www.facebook.com/tbtlinda/

Tabatinga é uma cidade brasileira no extremo oeste do estado do Amazonas, às margens do rio Solimões . A oeste fica a tríplice fronteira Brasil - Colômbia - Peru . Sua população atual é contada em 71.317 habitantes. Tabatinga é uma palavra indígena que em tupi significa lama branca altamente viscosa, que se encontra no fundo dos rios, e também significa casinha .

História
Em meados do século XVII, regista-se a sua existência, junto à foz do rio Solimões , de uma aldeia, fundada pelos jesuítas. Próximo ao local, um posto militar e um posto fiscal seriam instalados em 1766 , com vistas a administrar a região de fronteira com a Colômbia e o Peru . A partir desse momento, formou-se a população de São Francisco Xavier de Tabatinga.

Em 28 de junho de 1866, a demarcação da fronteira entre Brasil e Peru é feita pela população. Na época, a região estava integrada ao município de São Paulo de Olivença .

Em 1898, com a separação do território, foi instituído o município de Benjamim Constant, a área de Tabatinga foi incluída neste último como um dos subdistritos do distrito sede.

Em 4 de junho de 1968, pela Lei Federal nº 5.449, todo o município de Benjamim Constant é enquadrado como Área de Segurança Nacional .
Em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional nº 12, o subdistrito de Tabatinga foi desmembrado de Benjamim Constant, passando a ser município autônomo.

Fuente consultada https://www.facebook.com/tbtlinda/

Likes

  • Likes 1
  • Compartelo en: