Peru fecha a fronteira entre a ilha de Santa Rosa e Tabatinga-AM
Foto: Bocas e Notícias
Por Roney Elias
Tabatinga (AM) - Desde o início da semana ( 16/03) a entrada e saída do pequeno povoado estão proibidas por determinação do presidente peruano Martín Vizcarra.
Por causa da pandemia do novo coronavírus cerca de três mil e quinhentas pessoas estão em isolamento na ilha. Somente o transporte de alimentos está autorizado.
A restrição tem prejudicado o trabalho de sessenta canoeiros que fazem o transporte de turistas entre Santa Rosa,Letícia na Colômbia e Tabatinga no Brasil.
" E agora tem muita gente aí com os braços cruzados,sem trabalho,sem emprego, tá um pouco difícil a situação agora" disse o canoeiro Elder Silvano".
O mototaxista Theodoro Selis disse que se não adoecer do novo coronavirus, vai morrer de fome : " Ninguém pode trabalhar, mas o problema é de onde que a gente vamos tirar o dinheiro pra comprar a comida".
As viagens de lancha para Iquitos FORAM suspensas após a cidade peruana confirmar um caso positivo da COVID - 19.
" Não pode viajar nem turistas, somente pode levar carga daqui pra lá ou de lá pra cá" relatou o empresário Boris Corrêa que aguardava a chegada de mariscos para o seu restaurante em Tabatinga.
A liberação das fronteiras no Peru está prevista para o início de Abril.