Últimas Noticias
Veja quem viajará na primeira missão de turismo espacial da SpaceX
Veja quem viajará na primeira missão de turismo espacial da SpaceX
A SpaceX está voltando para a plataforma de lançamento, desta vez para colocar um grupo de quatro cidadãos em órbita para uma viagem inédita à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês).
A viagem foi organizada pela Axiom Space, uma startup privada que está reservando passeios com a SpaceX e coordenando voos para a ISS para quem puder pagar.
Os passageiros desta viagem – que inclui o ex-astronauta da Nasa Michael Lopez-Alegría, que comandará a missão como funcionário da Axiom, e três clientes pagantes – estão programados para decolar do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na sexta-feira às 11h17 ET.
Eles viajarão dentro de uma cápsula SpaceX Crew Dragon, a mesma cápsula que a SpaceX já usou para transportar astronautas da Nasa para a ISS. A cápsula viaja para orbitar no topo de um dos foguetes Falcon 9 de 230 pés de altura da SpaceX.
A cápsula se separará do foguete e voará livremente pelo espaço durante todo o dia de quinta-feira, enquanto a espaçonave se aproxima lentamente da ISS. Ela está programada para atracar na estação espacial por volta das 3 da manhã ET de sexta-feira.
Esta missão, chamada AX-1, marcará a primeira vez na história que cidadãos particulares, ou astronautas não profissionais, serão lançados para a ISS a partir de solo americano.
E é o primeiro do que a Axiom espera que sejam muitos voos semelhantes, para quem puder pagar.
A missão AX-1 também é apenas o segundo voo de turismo espacial da SpaceX, após o lançamento em setembro de 2021 de quatro cidadãos particulares em uma viagem de três dias de voo livre pela órbita que viajou ainda mais alto que a ISS.
Durante sua estada de oito dias na estação espacial, a tripulação do AX-1 deve conduzir alguns experimentos científicos, se alimentar com os astronautas profissionais que já estão a bordo da estação espacial do tamanho de um campo de futebol e desfrutar de vistas deslumbrantes do nosso planeta natal.
Fuente consultada https://www-cnnbrasil-com-